5 Erros na construção do site da sua empresa

A presença na internet desempenha um papel cada vez mais importante para as empresas, independentemente das suas dimensões. Contudo, para que seja eficaz, há erros na construção do site que tem mesmo de evitar.

5 erros na construção do site

A internet veio revolucionar não só o modo como as empresas comunicam com os seus clientes, mas também a forma como fazem negócio. Uma presença online eficaz permite aumentar vendas e, por conseguinte, aumentar lucros. Porém, para que tal aconteça, há que, desde logo, evitar erros na construção do site.

Não há receitas perfeitas para construir e desenvolver um website que seja o ponto de partida para uma presença digital sólida. Contudo, há algumas questões que deve ter em atenção para evitar penalizações que lhe vão roubar visibilidade e protagonismo.

Erros na construção do site da sua empresa que não pode cometer

1) Não estruturar a mensagem

Antes de construir o seu site deve definir muito bem a mensagem que vai transmitir aos seus visitantes, para que estes se queiram tornar seus clientes.

Assim, é fundamental que, antes de mais, estude a concorrência para poder estabelecer com clareza os seus fatores diferenciadores e que perceba muito bem quais as necessidades da sua audiência para, de seguida, estruturar a mensagem que vai passar no seu site consoante as informações recolhidas.

Este processo vai requerer dinamismo e flexibilidade, o que nos leva ao ponto seguinte.

2) Diga não a um site estático

Não há nada que os visitantes do seu site – e os motores de busca - mais gostem do que de novos conteúdos interessantes. Como tal, ter sempre um site atualizado com novidades é o melhor caminho para atingir o sucesso no online.

Ora, se a estrutura do seu site é demasiado rígida e complicada, ao ponto de requerer a intervenção de um designer ou de um programador de cada vez que pretende publicar um novo conteúdo, o mais certo é que acabe por desistir da tarefa, deixando-o inalterado durante demasiado tempo.

Assim sendo, a solução para um dos mais graves erros na construção do site, passa por optar por um sistema de gestão de conteúdos (Content Management System) simples de utilizar.

3) Conteúdo, conteúdo, conteúdo!

Um site parado é um site morto e enterrado nos confins das páginas de resultados dos motores de busca. Não acredita? Então, pense nestes dois cenários e diga-me qual escolheria:

a) visitar um site várias vezes e ver sempre o mesmo conteúdo, ou

b) visitar um site várias vezes e encontrar sempre novidades interessantes.

Aposto que a sua resposta foi b), certo?

De facto, a maior parte das pessoas não volta muitas vezes a sites que não lhes trazem nada de novo, o que também o vai penalizar em termos de posicionamento nos motores de busca. Por isso, o meu conselho passa por dinamizar o seu site o mais possível, publicando artigos, notícias, serviços ou produtos novos, eventos ou até mesmo comentários de clientes. O importante é manter o seu site o mais vivo possível!

4) Integração com as ferramentas certas

Um dos maiores erros na construção do site passa por o não integrar com outras ferramentas de divulgação e de comunicação altamente eficazes em termos de construção e consolidação da marca.

Além da integração óbvia com as redes sociais que melhor servem o propósito da sua empresa, é interessante integrá-lo com outro tipo de ferramentas como um CRM eficaz ou com um sistema de envio de newsletters e de email marketing, por exemplo. Esta integração permite-lhe uma melhor e mais assertiva gestão do seu site e do seu próprio negócio.

5) Falta de promoção

Não basta ter um site perfeito, há que o divulgar; e muito! É claro que esta é uma tarefa complicada que requer recursos, tempo, consistência e persistência.

Tendo em conta estas exigências, a falta de promoção acaba por ser um dos erros na construção do site que mais impacta com a sua eficácia. Mas não se deixe desanimar e, caso perceba que o trabalho é demasiado exigente para si, considere contratar alguém para trabalhar o SEO (a otimização para motores de busca) dos seus conteúdos, para gerir a sua presença nas redes sociais ou para dar a conhecer o seu site junto de blogs e portais de referência na sua área.

Estes são apenas alguns exemplos de como pode promover o site para lhe dar visibilidade e importância junto do seu público-alvo.

Se precisar de ajuda para evitar estes e outros erros na construção do site da sua empresa, não hesite em nos contactar.

Clara Campos
Publicado em 20/10/2016

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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