Dicas de criação de conteúdo para empreendedores

Sugestões úteis para a criação de conteúdos

De certeza que já ouviu ou leu que a criação de conteúdos de qualidade, capaz de acrescentar valor e de entreter, é uma forma altamente eficaz para destacar a sua marca da sua concorrência.

E, quem sabe, até já considerou criar um blog com artigos úteis e informativos que conquistem o seu público-alvo mas deparou-se com a falta de tempo para encaixar a criação de conteúdos no meio das outras mil e uma tarefas do seu dia-a-dia e desistiu.

Sim, sei por experiência própria que não é fácil mas, se seguir os conselhos básicos que aqui lhe deixo, a sua vida ficará facilitada e poderá voltar a equacionar o seu blog.

8 ideias infalíveis para o ajudar na criação de conteúdos

Compre um bloco!

Seja digital ou de papel um bloco é uma excelente ferramenta para facilitar a sua vida.

Encha-o com aquelas ideias que surgem do nada, nas alturas mais estranhas, e que serão perfeitas como temas para artigos, vídeos ou podcasts. Assim, quando chegar o momento de começar a criar conteúdos, não terá de lidar com o terrível síndrome da página em branco.

Traga a sua vida para o digital

Os episódios que nos vão acontecendo no dia-a-dia podem ser excelentes pontos de partida para um ótimo conteúdo.

Ao basear um artigo numa história real estabelece uma ligação com os seus leitores, já que muitos deles se vão identificar consigo e criar empatia com a sua marca.

Ah, e não se esqueça de anotar esses pequenos ou grandes acontecimentos no seu bloco de notas!

Artigos com dicas ou conselhos

Este tipo de artigos baseados numa estrutura de lista são mais rápidos de escrever e de ler pelo que têm uma excelente aceitação por parte dos seus seguidores.

Escrever. Dar um tempo. Editar e só então publicar

Deixe a inspiração tomar conta de si. Escreva sem interrupções e deixe para depois a edição do artigo.

Não se esqueça de deixar passar algum tempo entre a escrita e a edição para que o seu cérebro não lhe pregue partidas e o induza em erro.

Aproveite a inspiração ao máximo

Se estiver num daqueles dias em que a criação está a fluir sem esforço, aproveite e crie o maior número de peças possíveis. Depois só tem de as publicar em datas diferentes para manter o ritmo de publicações.

Volte ao bloco

Enquanto escrevemos surgem muitas vezes ideias spin-offs do tema. É claro que não vai interromper o artigo que tiver em mãos para escrever um novo mas não corra o risco de desperdiçar um tema brilhante porque se esqueceu.

Solução: recorra ao seu BFF bloco e anote a ideia.

Curto mas eficaz

Se não tem muito tempo disponível, não vale a pena apostar em artigos longos. Opte por conteúdos abaixo das 1000 palavras mas com informação concisa.. O importante é passar uma mensagem que seja útil para os seus seguidores.

Use as dúvidas e incertezas da sua audiência

Sendo um especialista na sua área por certo terá noção das perguntas mais frequentes que o seu público-alvo coloca.

Use esse conhecimento e aposte na criação de conteúdos que respondam de forma eficiente a essas mesmas questões.

Espero que estas dicas lhe facilitem o processo de criação de conteúdos e, caso precise de ajuda, fale connosco na Think Bigger.

Clara Campos
Publicado em 10/12/2019

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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