O Básico do SEO para Websites

Conceitos Básicos do SEO para websites

Imagine que o seu site é um dos seus principais canais de conquista de novos leads.

Seria fantástico conseguir que o seu website chegasse ao seu público-alvo e tornasse cada visitante num possível cliente, não concorda?

Mas para que isto aconteça, o seu site tem de estar nos primeiros resultados apresentados pelo Google quando os internautas fazem pesquisas.

Ficou desanimado porque este cenário está muito longe da sua realidade? Não fique! Aplique os conceitos básicos do SEO para websites que aqui lhe deixamos e consiga uma presença online bem mais eficaz.

Mas, afinal, o que é isso do SEO para websites?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, o que em português quer dizer Otimização para Motores de Busca.

De forma simples e resumida, podemos dizer que o SEO para websites consiste num conjunto de técnicas que devem ser aplicadas para que um site possa chegar aos primeiros lugares dos resultados orgânicos - ou seja, não pagos - apresentados pelos motores de busca quando são feitas pesquisas.

E porquê estar no topo do Google?

Porque os primeiros resultados apresentados são os que recebem o maior número de cliques, ou seja, o maior número de visitantes.

Como é óbvio, quanto maior for o tráfego de um site, mais são os potenciais clientes que ficam a conhecer os seus produtos ou serviços e maiores são as suas possibilidades de conseguir novos negócios.

Dito assim parece que é algo simples e rápido de conseguir, certo?

Nem por isso! O SEO para websites é uma estratégia vencedora mas complexa, que requer tempo e muito trabalho.

Ainda assim, há técnicas básicas que aumentam exponencialmente o desempenho do seu site

Dicas básicas de otimização de sites

O SEO divide-se em dois tipos: o SEO On-page e o SEO Off-page.

E o que significa isto de On-page e Off-page?

Simples, o SEO On-page corresponde às técnicas aplicadas no próprio site, sejam ao nível do design ou do conteúdo, e o Off-page diz respeito a ações fora do website.

Neste artigo vou deixar algumas dicas de SEO On-page e abordarei as Off-page posteriormente.

Otimização On-page

1. Estrutura do site

Ainda que tecnicamente não seja uma dica de SEO, é uma das questões mais importantes a resolver.

Não queira colocar todos os seus produtos ou serviços numa só página. Isto só vai confundir os visitantes e retira-lhe credibilidade perante os motores de busca.

Invista numa página dedicada a cada produto ou serviço para poder passar o máximo de informações possíveis.



2. Meta Description

A Meta Description é a frase que surge por baixo do link para o site nas páginas de resultados. É fundamental para transmitir o assunto que a página aborda.

Dicas importantes para conseguir uma boa meta description:

  • Use 150 caracteres, no máximo;
  • Use a palavra-chave apenas uma vez;
  • Recorra à sua criatividade e procure torná-la atrativa ao ponto de levar o internauta a clicar;
  • Não use o primeiro parágrafo da página como meta description.


3. URLs

Use o URL para identificar o tema da página ou do artigo.

Ao definir o URL, lembre-se:

  • Use sempre a palavra-chave;
  • Separe as palavras com hífens e nunca use números, caracteres especiais nem letras maiúsculas.;
  • Crie um URL curto, objetivo, que identifique o tema da página.


4. Título das Páginas

Cada página do seu site ou do seu blog tem de ter um título principal que indique o assunto que aborda e inclua a palavra-chave que pretenda potenciar nessa página ou artigo.

Para que o seu título seja eficaz este deve seguir as seguintes regras:

  • O título deve ter entre 55 e 70 caracteres;
  • A palavra-chave deve ser colocada o mais ao início possível;
  • Deve ser apelativo e objetivo em relação ao tema.


5. Tags de Cabeçalho

As tags de cabeçalho, que, de uma forma simplificada, correspondem aos títulos e subtítulos de um livro, são fundamentais.

Permitem organizar o conteúdo consoante a sua importância e, deste modo, ajudam a clarificar o conteúdo tanto para os motores de busca como para os visitantes.

Existem algumas regras que deve seguir, nomeadamente:

  • Use a palavra-chave nas tags H1, H2 e H3, tendo o cuidado de não exagerar;
  • Use uma tag H1 para o título da página ou artigo;
  • Utilize as tags H2, H3, H4, H5 e H6 para definir a importância dos diferentes blocos de conteúdo conteúdo e para fazer quebras que facilitem a leitura.


  • 6. Imagens

    Otimizar as imagens é fundamental para que os motores de busca as compreendam e as valorizem. Como tal, nunca se esqueça de:

    • Usar a palavra-chave no título e na descrição de cada image. Acabaram-se as imagens com nomes extraordinários como 1, 2 ou 3!;
    • Utilize as imagens com o tamanho adequado e otimizado para web. Lembre-se de que as imagens demasiado pesadas tornam mais lento o carregamento das páginas, prejudicando a avaliação que o Google faz e levando a que os visitantes se cansem de esperar. Não quer que os seus visitantes passem para os sites dos seus concorrentes, pois não?


    Espero que tenham gostado destas dicas básicas do SEO para websites e que elas vos ajudem a tornar os vossos sites ainda melhores. Se tiverem algumas dúvidas, contactem-nos que teremos todo o gosto em vos esclarecer.

Clara Campos
Publicado em 22/11/2019

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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