7 dicas para criar conteúdos para blog

7 dicas para criar conteúdos para blog

7 truques para usar ao criar conteúdos para blog

Por experiência própria sei que nem sempre é fácil criar conteúdos para o blog que captem a atenção dos visitantes.

Seja pelo síndrome da folha de papel em branco, i.é., pela falta de inspiração, seja pela dificuldade em conseguir estruturar as ideias para as passar para o "papel", escrever um artigo capaz de atrair atenções e influenciar decisões nem sempre é tarefa fácil.

Porém, ainda que muitas vezes o processo não seja linear, há alguns truques que o vão ajudar - e muito - a chegar a bom porto.

Deixo-lhe aqui algumas das regras que sigo sempre que escrevo um novo artigo para aumentar as probabilidades de sucesso.

Regras a seguir sempre que criar conteúdos para blog

1) Escolha palavras-chave

Antes de começar a escrever, defina cuidadosamente as palavras-chave que pretende potenciar no seu artigo. Seleccione 3 palavras-chave, no máximo, elegendo uma delas como a principal.

Para o ajudar na seleção, pode recorrer a ferramentas gratuitas como o Ubersuggest, o Google Trends ou o Google Keyword Planner.

Lembre-se de usar as palavras-chave em elementos como o título, a meta description, os subtítulos, as imagens e coloque-as ao longo do texto, tendo cuidado para não ultrapassar a densidade aconselhável.

2) Foco nas pessoas e não nos motores de busca

Sim, devemos seguir as técnicas de SEO para que o nosso artigo tenha visibilidade mas igualmente importante é conseguir fazê-lo de modo a captar a atenção dos visitantes, levando-os a ler até ao fim.

Ao criar conteúdos para blog, opte por frases claras, concisas e diretas. Evite floreados, vá direto ao assunto e, sobretudo, não coloque as palavras-chave em todo o lado e mais algum, use-as com conta peso e medida!

3) Nada de testamentos

Quando o aconselho a não escrever testamentos, não me refiro ao tamanho do texto mas sim ao tamanho de cada bloco de texto.

Pode e deve intercalar artigos longos, com mais de 2000 palavras, com artigos mais curtos, com cerca de 400 palavras, para conquistar o seu público-alvo.

O que não deve nem pode fazer são blocos de texto com mais de 2 ou 3 parágrafos curtos.

4) Escreva um texto e não um festival de formatação

Na esperança de captar a atenção do visitante, há quem recorra a um formatações como itálico, negrito, sublinhado, caixa alta ou até mesmo cores diversas.

Lembre-se que este truque só é eficaz se não for excessivo, caso contrário, em vez de colocar o foco no sumo do conteúdo, está a distrair o cérebro do leitor, direcionando-o para o acessório.

5) Cumpra o prometido

Entregue exatamente aquilo que promete no título do seu artigo.

Imagine que neste artigo intitulado "7 dicas para criar conteúdos para blog", apenas lhe apresentava 3 sugestões ou - ainda pior - lhe falava sobre as 1001 formas de cozinhar bacalhau. Não ia achar piada, pois não?

Para ser levado a sério e conquistar credibilidade, nada como honrar as expectativas criadas ao início. Nunca se esqueça da velha máxima "O prometido é devido!"

6) O segredo é a alma do negócio

Não responda às necessidade dos leitores logo no primeiro parágrafo.

Comece com uma introdução que estabeleça uma ligação ao leitor, identificando-se com os seus problemas. Em seguida, crie uma narrativa que leve o visitante do blog a querer ler o texto até ao fim.

7) Escrever, esperar, rever, publicar

Antes de publicar o seu artigo, espere um pouco para se distanciar do texto e reveja-o com cuidado. Não é nada agradável ler textos com erros, sejam eles ortográficos ou de outra espécie, pois não?

Espero que estas dicas para criar conteúdos para blog o ajudem da próxima vez que quiser escrever um artigo. Se ainda assim, escrever não é a sua praia, contacte-nos e descubra todas as opções de pacotes de artigos que temos para lhe apresentar.

Clara Campos
Publicado em 03/08/2020

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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