SEO para sites: a importância de otimizar conteúdos

Afinal, de que serve criar sites com conteúdos brilhantes, gráficos maravilhosos e fotografias deslumbrantes, se estes não tiverem visitas? E para as conseguir, precisa do SEO para sites!

A estratégia de SEO para sites é fundamental para ter uma forte presença online.

Proponho-lhe um desafio, recorrendo a um dos exemplos mais eficazes para explicar o funcionamento da Internet:

Visualize uma biblioteca com milhões de livros; agora pense que num desses milhões de livros está a informação que procura. Não é fácil encontrá-la sem ajuda, certo? Como tal, precisa do auxílio de alguém que tenha analisado os livros, que os tenha catalogado, que os tenha arrumado na prateleira certa e que lhes tenha atribuído etiquetas, de modo a que possa saber qual o livro que contém a informação que melhor corresponde ao que procura. Numa biblioteca essa tarefa é desempenhada pelo bibliotecário, correto?

O papel dos motores de busca

Na Internet, esta função cabe aos motores de busca, com especial destaque para o Google. Tal como acontece com o bibliotecário de uma qualquer biblioteca, os motores de busca têm um sistema de arquivo com regras definidas para que possam apresentar-lhe a informação que procura.

Seguindo com a analogia da biblioteca, imagine agora que os milhões de livros nela existentes são os 16 biliões de sites que existem actualmente em todo o mundo. Como é que o bibliotecário, ou neste caso, o motor de busca, vai conseguir definir qual o livro, ou seja, qual o site que tem a informação mais relevante para lhe oferecer? A resposta a esta pergunta é relativamente simples.

O bibliotecário / motor de busca define um sistema de avaliação de livros / sites. No caso dos motores de busca este sistema corresponde a um algoritmo que engloba diversos parâmetros. Cada site é avaliado de acordo com as premissas deste algoritmo e classificado de acordo com o resultado obtido. Como é óbvio, quanto maior for a classificação, melhor é o resultado.

Na Internet, o melhor resultado implica uma maior visibilidade.

Continuando na senda da biblioteca, imagine que o seu site é dos milhões de livros nela existentes. Como fazer com que ele se destaque no meio de tantos outros? Criando o melhor conteúdo possível! E isto apenas é conseguido se aplicarmos as correctas técnicas de SEO para sites.

Perceber a importância do SEO para sites na obtenção de tráfego

Um dos segredos para conseguir um site com sucesso, logo capaz de trazer mais-valias para o seu negócio, reside na capacidade de lhe dar visibilidade. Para tal, há que aumentar o tráfego, isto é, aumentar o número de visitantes. E não o conseguirá fazer sem ter em atenção as normas SEO para sites e o modo de funcionamento dos motores de busca.

Mas vamos ao concreto. O que faz quando precisa de obter uma informação na Internet? Uma pesquisa no seu motor de busca favorito seja ele o Google, o Yahoo ou o Bing, certo?

Em resposta à sua pesquisa, os motores de busca analisam os sites que se adequam à sua pesquisa e apresentam-nos nas páginas de pesquisa, ordenando-os por relevância. E é aqui que entra a importância do SEO para sites.

Mas afinal o que é o SEO para sites?

SEO é uma abreviatura em inglês para Search Engine Optimization. Em português significa Otimização de Motores de Busca.

Em termos práticos, o SEO para sites não é mais que um conjunto de regras e normas que os motores de busca consideram quando determinam a relevância de cada um dos sites. Consoante a relevância atribuída assim é definida a posição do site nas páginas de pesquisa.

O objectivo é que o seu site surja numa das primeiras páginas de pesquisa pois, caso contrário, corre o sério risco de ninguém o consultar. De acordo com uma pesquisa recente cerca de 75% dos 200 milhões de utilizadores norte-americanos que fazem pesquisas na Internet não passam da primeira página!

Como explorar a importância do SEO para sites?

Já percebemos que é fundamental explorar a importância do SEO para sites por forma a aumentar a visibilidade. Mas como fazê-lo? Não é concerteza através da a oferta de sites grátis que se está a tornar popular.

Antes de mais há que procurar ao máximo otimizar não só as suas páginas como também procurar uma otimização fora do seu site. Desta forma conseguirá conquistar mais tráfego mas, mais importante ainda, conseguirá conquistar o tráfego certo; ou seja, conseguirá conquistar visitantes que realmente estão à procura do que tem para oferecer.

Keywords e a importância da Otimização

É chegado o momento de introduzir um novo conceito relacionado com SEO para sites: a escolha criteriosa das keywords de pesquisa.

As keywords de pesquisa correspondem às palavras-chave utilizadas por quem faz pesquisas na Internet e, por conseguinte, às palavras procuradas pelos motores de busca nos sites.

Se quer que o seu site apareça no topo das pesquisas é fundamental que os seus conteúdos apostem nas palavras chave certas.

Link building

A estratégia do link building, ou seja do estabelecimento de ligações, é fundamental para explorar a importância do SEO para sites. A existência no seu site de links a sites de referência na área de atuação do seu negócio é um dos critérios avaliados pelos motores de busca e que tem um peso considerável na atribuição do ranking do seu site. Mas, e há sempre um mas, não é fácil conseguir estas ligações porque os sites de referência apenas aceitam ligações que lhes acrescentem valor.

Como pôde constatar, o processo de levar o seu site até ao topo não é linear e muito menos instantâneo. Para o conseguir há que conjugar know-how, perseverança e muito trabalho ao nível do SEO para sites.

Saiba como na Think Bigger o podemos ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, usando as nossas técnicas de SEO para sites.

Clara Campos
Publicado em 30/03/2014

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

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