Palavras-chave: descubra o conceito e a importância

Palavras-chave, ou keywords em inglês, são um dos conceitos fundamentais a compreender por todos os que pretendem ter uma noção mais clara em relação à optimização de sites e, por conseguinte tirar maior partido da sua presença online.

O conceito das palavras-chave

Ainda que possa parecer complicado, o conceito das palavras-chave é bastante claro. Na realidade, devo começar por esclarecer que o termo mais correto é palavra-chave, ainda que a palavra-chave possa incluir mais do que uma palavra. Confuso? Um pouco, mas nada que uma boa explicação e uns quantos exemplos não resolvam.

Na verdade, as palavras-chave, ou melhor dizendo, a palavra-chave, correspondem à palavra ou ao conjunto de palavras que escrevemos nos motores de busca quando pesquisamos algo em particular. Mas vamos aos exemplos:

Imagine que quer levar a sua família a almoçar à Ericeira mas não sabe onde ir. Como tal, decide recorrer à ajuda do Google e escreve “restaurantes na Ericeira” para obter a listagem dos restaurantes que existem nesta bela vila portuguesa junto ao mar. Neste caso, a sua palavra-chave é “restaurantes na Ericeira”.

Imagine agora que gostaria de saber mais sobre o “fiel amigo” dos portugueses, pelo que a palavra-chave certa para a sua pesquisa seria “bacalhau”.

Palavras-chave de cauda longa e palavras-chave de cauda curta

Existem dois tipos de palavras-chave, as de cauda longa e as de cauda curta. Aposto que os nomes lhe parecem tão estranhos como me pareceram a mim quando os li pela primeira vez! Porém, a justificação é simples: resultam da tradução dos termos ingleses long tail keywords e short tail keywords.

Mas o que distingue estes dois tipos de palavras-chave? Um único elemento – a quantidade de palavras que compõem a palavra-chave. Mais uma vez vamos recorrer aos exemplos para clarificar a diferença:

Imagine que vai passar uns dias de férias à Madeira e que precisa de encontrar um hotel. O que faz? Vai ao Google e digita “hotéis Madeira”. Como apenas digitou duas palavras, a palavra-chave “hotéis Madeira” é uma palavra-chave de cauda curta.

Contudo, se quisesse ser mais específico na sua procura e fizesse questão em que o seu hotel fosse económico e tivesse piscina, a sua pesquisa já seria algo como “hotéis económicos com piscina Madeira”, certo? Ora como esta palavra-chave tem cinco palavras, é considerada uma palavra-chave de cauda longa.

Em termos práticos, as palavras-chave de cauda curta dão origem a MAIS resultados mas também MAIS concorrência, enquanto que as de cauda longa não são tão populares mas não apresentam tanta concorrência.

Mais um exemplo:

Permita-me recuperar o exemplo do restaurante na Ericeira, mas desta vez usando-o na perspectiva de um proprietário de um restaurante de peixe e marisco fresco na Ericeira:

Se aquando da criação do seu site optar por o basear na palavra-chave de cauda curta “restaurantes Ericeira” o número de restaurantes a aparecerem na pesquisa será maior do que se optar pela palavra-chave de cauda longa “restaurantes de peixe e marisco fresco na Ericeira”. Desta forma, se escolher este último tipo de palavra-chave há mais probabilidades de o seu site se destacar dos demais uma vez que a concorrência é menor.

Poderá argumentar que o número de utilizadores a usar as palavras-chave de cauda longa será menor do que os que utilizam as de cauda curta. É, de facto, um argumento com alguma verdade; todavia, deixe-me salientar que aqueles que utilizam a palavra-chave longa estão à exactamente à procura do que tem para lhes oferecer, como tal, têm a predisposição para adquirirem os seus produtos, neste caso, já têm a vontade de ir ao seu restaurante. E este é um pormenor fundamental para dar visibilidade ao seu site!

Ferramenta de palavras-chave

Por forma a obter a maior rentabilidade possível do seu site, é fundamental que utilize uma boa ferramenta de palavras chave seja para encontrar uma nova palavra chave para um novo conteúdo seja para reformular as palavras chave de conteúdos já existentes.

Conheça a solução da Think Bigger que privilegia a escolha das melhores palavras-chave para otimizar o seu site.

Clara Campos
Publicado em 10/03/2014

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

Artigo Anterior7 dicas para criar conteúdos para blog
Próximo ArtigoO que são motores de busca?