8 Técnicas para promover um blog

Conheça algumas das técnicas para promover um blog que aplicamos diariamente tanto internamente como nos blogs dos nossos clientes.

Técnicas para promover um blog de forma eficaz

Não chega criar conteúdos fantásticos para tornar o seu blog num sucesso. Há que o fazer chegar aos internautas. Conheça algumas das técnicas para promover um blog que não deve deixar de aplicar no seu.

1) Destaque-o no site da sua empresa

Caso se trate de um blog empresarial, dê-lhe destaque logo na página de entrada do seu site para que os visitantes fiquem de imediato a saber que tem conteúdos para lhes apresentar. Para tal, basta colocar o link para o blog no menu, por exemplo.

2) Divulgue o endereço o mais possível

Distribua o endereço do seu blog o mais possível, incluindo-o nos seus cartões de visita e na sua assinatura digital. Caso o blog seja empresarial, pode também incluí-lo nas faturas que envia aos clientes, em flyers e na publicidade dos carros da empresa.

3) Divulgue-se na imprensa

Envie um press release para os meios de comunicação social, anunciando o seu blog. Obviamente que se se tratar de um blog empresarial, deve incluir o endereço em todos os press releases que enviar para a imprensa.

4) Use a sua rede de contactos profissionais e pessoais

Esta é uma das mais eficazes e económicas técnicas para promover um blog. Basta pedir aos seus colaboradores, amigos, familiares e até aos conhecidos que o divulguem através das redes sociais.

5) Anuncie no Google e no Facebook

Estabeleça um orçamento para realizar campanhas no Google Adwords e no Facebook Ads. Desde que bem planeadas e estruturadas estas campanhas são um bom investimento pelo retorno que trazem. Além disso, através dos respetivos relatórios permitem-lhe retirar algumas ilações sobre o comportamento do conteúdo face ao público-alvo.

6) Aposte no guest posting

Procure estabelecer relações com outros blogs de sucesso que abranjam os mesmos temas, de modo a tornar-se autor convidado desses blogs. Esta é uma das mais assertivas técnicas para promover um blog já que além de lhe permitir chegar a novos internautas, faz com que obtenha links importantes para o seu site.

7) Use e abuse das redes sociais

As redes sociais são imprescindíveis para conseguir dar visibilidade ao seu blog já que lhe permitem uma ligação imediata aos seus seguidores. Além de partilhar o seu conteúdo, não se esqueça de colocar os botões de partilha no próprio blog para permitir que os seus visitantes possam partilhar o que acabaram de ler com toda a facilidade.

8) Comente em sites e fóruns da especialidade

Faça comentários úteis em sites e fóruns relacionados com o tema do seu blog. Desta forma está não só a aumentar a visibilidade, dando-se a conhecer como a angariar possíveis novos visitantes.

Estas são algumas das mais importantes técnicas para promover um blog e a que recorremos diariamente na Think Bigger.

Clara Campos
Publicado em 22/09/2016

Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.

Artigo Anterior6 Dicas para ter um blog de sucesso e eficaz
Próximo Artigo5 Erros na construção do site da sua empresa