Perceber exatamente o que é SEM é fundamental para colocar o seu site nas primeiras posições dos motores de busca.
O que é SEM para leigos
SEM é, antes de mais, o acrónimo para Search Engine Marketing, o que traduzido para português significa Marketing para Motores de busca.
Em termos práticos, SEM é uma variante do Marketing Digital que procura dar o máximo de visibilidade possível a um website nas páginas de resultados dos motores de busca por forma a aumentar o seu tráfego, isto é, o número de visitantes, potenciando a taxa de conversão e assim, fazer crescer o seu negócio.
Para percebermos o que é SEM há que compreender as suas duas vertentes principais - os Links patrocinados e o SEO – por forma a definirmos as melhores estratégias de obtenção de resultados.
Para entender o que é SEM tem de compreender o que são Links patrocinados
Os links patrocinados correspondem aos anúncios pagos que nos surgem nas páginas de resultados fornecidos nos motores de busca quando fazemos uma pesquisa.
Se observarmos o Google, podemos dizer que os links patrocinados são os resultados que surgem destacados através da palavra “Anúncio” no topo da página e numa coluna do lado direito.
SEO – Search Engine Optimization
O SEO é a outra vertente que temos obrigatoriamente de abordar para perceber o que é SEM.
De forma sucinta, podemos afirmar que o SEO consiste num conjunto de técnicas que procuram fazer com que um site ocupe as principais posições das pesquisas orgânicas, isto é, nos resultados não pagos apresentados pelos motores de busca aquando de uma pesquisa.
Este posicionamento, tal como explicamos no nosso artigo “O que é SEO” depende cada vez mais da importância e da relevância que um site tem em relação à palavra-chave pesquisada.
Em resumo, podemos definir o que é SEM como uma estratégia de marketing vocacionada para aumentar a visibilidade dos sites fundamentalmente através da conjugação de links patrocinados com técnicas de SEO.
Clara Campos
Publicado em 02/08/2016Desde sempre foram as palavras que a fascinaram, primeiro através da leitura e, depois, pela escrita. Como tal, já na adolescência sabia que o seu futuro iria estar ligado à comunicação. Depois de ter passado pelo jornalismo e pela tradução, atividade que ainda hoje exerce, abraçou o desafio da comunicação digital com a criação do blog All About Portugal e do projeto Think Bigger, do qual é Senior Partner e onde se dedica ao Copywriting para Web e à Otimização de Conteúdos - SEO.